Quem é Rafa Roots

A vida de Piloto de Rafael Baumgartner iniciou quando decidiu realizar o seu curso básico de parapente, ainda em 2019, para fazer seus primeiros voos solo. Alguns anos antes havia feito um voo duplo de parapente e desde o princípio se apaixonou pelo voo, mas teve que deixar essa paixão adormecida por um tempo, por estar trabalhando outras prioridades…

Rafael é formado em Direito e advogou por cerca de sete anos no Município de Itapema/SC. Depois disso, passou a exercer a função de Guarda-Vidas e viveu dois anos na Austrália, onde adquiriu o domínio da língua inglesa e teve diversas outras experiências. Voltando ao Brasil, continuou como Guarda-Vidas e passou a dar aulas de inglês e em Projetos Sociais, tornando-se, também, Bombeiro Comunitário.

Nesse interim, começou a voar e se apaixonou cada vez mais pelo voo livre, percebendo que poderia voar profissionalmente, desde que trabalhasse sério para isso – um novo sonho havia surgido – “levar as pessoas para voar e conhecer o voo livre, ou seja, servir de instrumento para que as pessoas se libertem de suas amarras e de seus medos e sejam felizes, e possam compartilhar essa experiência de vida transformadora”. O voo liberta as pessoas de várias maneiras: tira da zona de conforto; muda o ponto de vista (literalmente falando); estabelece contato com o ar (elemento relacionado ao movimento e à expansão); faz encarar o medo de frente; enfim, abre um mundo de possibilidades.

No voo, Rafael é amante do cross-Country – uma modalidade em que os pilotos saem para voar longas distâncias, sustentados por térmicas -, tendo voos de mais de 100km em linha reta, no Cerrado (um deles de 140km). Além disso, participa de congressos e campeonatos de voo livre para aprimorar suas técnicas e obter novos conhecimentos.

Rafael é devidamente registrado na ANAC como piloto desportista – como exige a legislação brasileira -, e fez alguns cursos avançados de parapente para a prática do voo duplo (curso de duplo e curso de SIV – Simulação de Incidentes de Voo). Também participa de Clubes e Associações de Voo, além de exercer a função de Monitor, aprimorando seus conhecimentos para se formar como piloto-instrutor.

Atualmente, trabalha com os voos duplos recreativos e turísticos de aventura, estando homologado, pela Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), como piloto nível 4-VD (Voo Duplo).

Dessa forma, está plenamente capacitado para a realização do voo duplo, consciente das suas responsabilidades civis nessa prática (trabalha com Seguro de Aventura), e está apto a realizar eventual procedimento de primeiros socorros em caso de necessidade, pois é socorrista (e carrega um kit de primeiros socorros no seu equipamento).

Os equipamentos de voo são de primeira qualidade (velame Takoo5, da Niviuk Paragliders; seletes e paraquedas reserva revisados, equipamentos de segurança em ótimo estado).

Rafael compromete-se a agir com honra e responsabilidade em seus voos, seja em relação a terceiros ou a eventuais passageiros, respeitando as leis e boas posturas exigidas para a prática do voo livre.

O nome RafaRoots surgiu do batismo de outros Pilotos em uma viagem de voo, na sua primeira ida a Jaraguá/GO, em 2022, em busca dos voos de distância. Já no primeiro ano, foi possível passar dos 100km no cross, o que certamente estava entre as suas pretensões, mas não entre suas melhores expectativas. O detalhe é que os voos foram feitos a moda antiga, ou seja, sem o uso de muitos instrumentos. A orientação era feita, basicamente, pelos sentidos cardeais, mal e mal comunicada pelo rádio em voo, o que deixava o resgate louco, sem saber para onde se dirigir. Quando lhe perguntavam onde estava, sabia muito bem que ia em direção ao sudoeste, mais ou menos a 40km da rampa, mas não sabia qual era a cidade em que se encontrava, o nome ou a quilometragem da rodovia que sobrevoava, dentre outras informações consideradas imprescindíveis para muitos dos outros Pilotos, o que foi considerado “Roots”. Voar conectando-se com a natureza e com aquilo que realmente importa, ou seja, com o vento, com as térmicas e com a natureza – daí surgiu o nome RafaRoots!

IMG-20231205-WA0020
IMG-20231205-WA0022
foto

Algumas Palavras/ Minha Visão Roots

Fora isso, meu grande desejo é que tenhamos voos seguros, lindos e mágicos – que eu possa ser um instrumento digno de levar até você, passageiro, a emoção que eu pude sentir uma vez, quando fiz meu primeiro voo DUPLO de parapente. É uma honra enorme estar nessa função e poder abrir esses portais que o voo livre abre, desde o primeiro voo – um verdadeiro propósito de vida. Gratidão sem tamanho!

Eu vou dedicar meus voos a que sejam os voos de outras pessoas, para que os meus sonhos se multipliquem e os sonhos delas também se multipliquem, e quem sabe um dia, esses sonhos se realizem e nos reencontremos – voando por ai!