Segurança No Voo

Segurança

O voo de parapente é extremamente seguro desde que o Piloto observe e respeite as condições de voo do dia, decolando, apenas, se estiver tudo 100% (alinhamento e intensidade do vento, especialmente), bem como, as condições do equipamento (deve estar em dia), do Piloto e do Passageiro (avaliar condições de saúde).

A segurança decorre da habilidade e responsabilidade do piloto, da manutenção e do uso correto dos equipamentos, da checagem dos itens de segurança, da avaliação correta do clima, etc. É preciso saber quando decolar e quando não decolar!

Algumas precauções básicas envolvem o uso de vestimentas corretas, de modo que o Passageiro deverá utilizar capacete e tênis fechado, sendo recomendada a utilização de óculos escuros por causa do sol e do vento. Além disso, o Passageiro deve estar preparado para o frio, no caso de voos de cross ou no inverno.

O parapente de duplo possui estrutura maior que o solo/ individual, mas possui limites de peso que devem ser respeitados. No caso, é possível levar passageiros com até 110kg, dependendo das condições de voo do dia.

De qualquer forma, o Piloto possui rádio e celular para comunicar qualquer eventualidade a terceiros ou ao socorro, além de um kit de primeiros socorros a pronto emprego.

Como o voo de parapente é considerado um esporte radical, de risco, é extremamente importante verificar as condições de saúde do Passageiro antes da decolagem, o que é feito mediante o preenchimento da Declaração de Estado de Saúde e Ciência de Risco.

No caso de passageiros menores de idade, devem estar acompanhados ou autorizados formalmente pelos pais para realizar o voo, os quais serão responsáveis pelo preenchimento da Declaração de Estado de Saúde e Ciência de Risco.

Seguro

O voo duplo feito pelo RafaRoots possui Seguro de Aventura (Roca Seguros), a ser formalizado pelo Piloto e Passageiro, fornecendo os dados junto à Seguradora contratada, conforme orientações repassadas antes do voo, sem custo adicional.

Espera-se, jamais, utilizar esse seguro, mas, por ser um esporte de risco, é sempre recomendável contratá-lo.